Peles Sensíveis e seus Cosméticos








Peles Sensíveis e seus Cosméticos


A pele sensível é um problema comum entre mulheres e homens que, durante os últimos anos, tem aumentado, com maior número de pacientes com sensação de desconforto subjetivo de pele sensível.
A pele sensível (ou reativa, intolerante ou irritada) é definida como uma pele que reage vermelhidão ou sintomas subjetivos (como sensação de pinicamento, queimação ou formigamento, e possivelmente de dor ou prurido) à vários fatores incluindo radiação ultravioleta, calor, frio, vento, cosméticos, sabonete, água, poluição e stress.

O tratamento e controle dos sintomas da pele sensível é sempre difícil para ambos, o médico e o paciente, sendo importante os cuidados com a pele que não causem desconforto.

A pele sensível envolve um mecanismo irritativo e não imunológico, nela ocorre uma reação inflamatória resultante da penetração na pele de substâncias potencialmente irritantes devido à alteração da função da sua barreira natural. Um estudo que investigou as respostas da pele a vários irritantes mostrou que 14% de peles sensíveis em uma população normal está relacionada a uma barreira fina e permeável .

As ceramidas são, provavelmente, os elementos principais no armazenamento de água no estrato córneo. Assim, em alguns distúrbios como dermatite atópica e dermatite seborreica, a modificação nos lipídeos intercorneocíticos induz a uma diminuição do limiar de tolerância da pele e, portanto, a torna mais sensível a substâncias irritantes e estímulos exógenos. Mesmo uma pequena irritação leva a uma resposta inflamatória.

O uso de sabão e alguns produtos cosméticos de higiene, protetores solares e esfoliantes químicos que não são adequadas para a pele do paciente são alguns dos fatores desencadeantes dos sintomas da pele sensível. Algumas substâncias químicas, tais como propilenoglicol, álcool, butilenoglicol e trietanolamina são substâncias irritantes para a pele que são comumente encontrados em muitas formulações cosméticas.

O pH da formulação final é, muitas vezes, um fator irritante e agravante na pele hiperreativa. A pele apresenta pH levemente ácido (4,6 – 5,8), que contribui para que ocorra proteção bactericida e fungicida em sua superfície.

O controle do pH cutâneo, sob o ponto de vista cosmético e/ou dermatológico, são de extrema utilidade, uma vez que o contato com substâncias agressivas, como detergentes, costuma ser freqüente, ou até mesmo para evitar a utilização de produtos tópicos inadequados

Os hidratantes constituem uma das mais importantes classes de produtos cosméticos uma vez que apresentam ampla utilização tanto para ação preventiva,  como também por sua utilidade como coadjuvante da terapêutica dermatológica .

Em meio aos diversos recursos usados para hidratar a pele, a adição de substâncias ativas em formulações cosméticas tem sido um fato bastante freqüente. O emprego de ceramidas em produtos cosméticos vem crescendo, pois as ceramidas endógenas, que fazem parte do manto lipídico da pele, atuam retendo água no estrato córneo e, portanto, ajudam na manutenção da hidratação da pele.

O uso de tensoativos suaves, e adição de Polysorbatos na formulação de shampoos e sabonetes líquidos, além da não adição de sal e correção do ph para um ph neutro ou mais próximo do ph da pele, confere a estes produtos uma suavidade compatível com as necessidades das peles e cabelos ou couro cabeludos mais sensíveis, que necessitam de cuidados extras para ser manterem saudáveis e viçosos.

Alguns emulsionantes suaves como a lecitina de soja, promovem uma maior hidratação e uma maior absorção dos ativos usados em cremes para a pele.

Pensando em atender mais plenamente seus clientes a sabão e glicerina está disponibilizando um curso com abordagem específica em produtos para as peles sensíveis, e oferecendo novos produtos exclusivos que atendem este tipo de necessidade aos nossos clientes.

 






Espero que esta matéria tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas.


Tem algum comentário a fazer? Gostou desta matéria, escreva pra gente contando oque você achou!!!!!

Deixe seu comentário com sugestão de matérias que você gostaria de ler aqui.

Até a próxima

Maria José

Equipe Técnica Sabão e Glicerina







Calêndula e seus efeitos na pele




O extrato de calêndula reduz o estresse oxidativo causado pelos raios solares, promovendo efeito fotoprotetor e retardando o envelhecimento da pele.

Testes realizados na Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP), da USP, revelaram que o extrato da calêndula (Calendula officinalis), planta originária da região mediterrânea entre Europa, África e Ásia, é eficaz para proteger a pele contra os efeitos da radiação ultravioleta emitida pelo Sol.
Experiências realizadas com animais mostraram que as formulações contendo o extrato de calêndula reduzem o estresse oxidativo causado pelos raios solares, promovendo efeito fotoprotetor e retardando o envelhecimento da pele.

Proteção contra radiação solar
A calêndula foi adaptada às condições climáticas do Brasil e, é usada popularmente como agente anti-inflamatório tópico contra queimaduras, especialmente as provocadas pelo Sol.
Estudos mostram que o extrato de calêndula, administrado por via oral ou tópica, foi eficaz para prevenir o estresse oxidativo causado pela radiação solar.O extrato também estimula a síntese de colágeno, o que pode evitar o aparecimento de sinais característicos de pele envelhecida, como rugas e perda de elasticidade

Extrato de calêndula
O extrato de calêndula apresenta uma grande quantidade de flavonoides e polifenóis, substâncias com reconhecido potencial antioxidante. Acredita-se que a redução do estresse oxidativo aconteça não por causa de um composto isolado, mas devido ao efeito sinérgico entre as substâncias presentes no extrato de calêndula.
A formulação do tipo gel apresenta melhor desempenho para fotoquimioproteção.



Espero que esta matéria tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas.


Tem algum comentário a fazer? Gostou desta matéria, escreva pra gente contando oque você achou!!!!!

Deixe seu comentário com sugestão de matérias que você gostaria de ler aqui.

Até a próxima

Maria José

Equipe Técnica Sabão e Glicerina













BÁLSAMO PARA PERNAS CANSADAS





Propriedades da Formulação: 
Drenante e descongestionante para as pernas
Refrescante
Estimula a circulação sanguínea
Reduz o inchaço nas pernas e alivia rapidamente 
a sensação de cansaço
Proporciona uma agradável sensação de conforto logo após o uso


Composição:

01:     Base sepigel pronta                   818 gramas   Base gel
          Phenoben                                6 ml            Conservante
                               
02:     Óleo de Calêndula                    50 ml            Antiséptico
          Extrato Glicólico de Camomila   100 ml            Calmante
          EDTA dissódico                        1 grama        Quelante
          Essência  de Melissa                25 ml
           
Preparo:

1.    Em recipientes separados, pesar as fases 01 e 02;
2.  Verter lentamente a fase 02 sobre a fase 01, sob agitação moderada;
3.  Manter sob agitação até a perfeita homogeneização do gel-creme. 
4.    Envasar
5.    Está pronto seu creme-gel.

 



Creme para os pés com Uréia


 

 

CREME PARA OS PÉS


FÓRMULA CREME DE Aloe Vera, Silicone e  Uréia

Quantidade para o preparo de 1 kilo

Uréia .......................................................................... 70 gramas
Silicone ...................................................................... 50 mls
Extrato Glicólico de Aloe Vera..................................... 80 mls
Manteiga de Aloe Vera............................................... 50 gramas
Base Creme pronta para uso.. q.s.p. ........................ 720 gramas
Essência.................................................................... 25mls
Phenoben.................................................................. 5 mls


Modo de preparo:

Pesar cada componente e reservar.
Moer a uréia até que vire pó.
Em um recipiente colocar a base pronta.
Adicionar o silicone e mexer até ficar homogêneo.
Adicionar o Extrato e mexer até ficar homogêneo.
Adicionar a Manteiga e mexer até ficar homogêneo.
Adicionar a Uréia e mexer até ficar homogêneo.
Adicionar o Phenoben e mexer até ficar homogêneo.
Adicionar a essência e mexer até ficar homogêneo.
Envasar.
Está pronto o seu creme


Uréia - A Santa que pode se tornar Vilã


 

Uréia   -  Vantagens e desvantagens para a pele

A uréia é um dos ativos mais utilizados nas formulações de cosméticos destinados à beleza da pele seca, mista e oleosa.
Com poderosa ação hidratante e baixo custo, a uréia é um dos ativos mais utilizados nas formulações de cosméticos destinados à saúde da pele. O composto orgânico - encontrado principalmente na urina e no suor - é capaz de transportar a água presente no interior dos vasos sanguíneos para as células da pele, promovendo uma maior hidratação do tecido e um efeito esfoliante que diminui a espessura da pele.

Por conta dos poderes eficazes, nem todo mundo pode se render aos cosméticos que têm uréia na composição. Devido ao alto teor irritativo, a substância pode causar reações adversas em peles sensíveis, como edemas, coceira e hipersensibilidade local, além de oferecer riscos à saúde e ao desenvolvimento de fetos, quando utilizada por gestantes.

Veja a seguir, os efeitos da ureia em diferentes tipos de pele.

Combate à pele seca

Como possui uma propriedade hidratante grande, a ureia vem sendo utilizada há bastante tempo no combate à pele seca, pois suas características mantêm a cútis hidratada por mais tempo. “Ao hidratar, a uréia também estimula a produção de colágeno, evita as fissuras decorrentes do ressecamento e melhora a aparência da pele”, explica Adriano Almeida, dermatologista do IPTC (Instituto de Pesquisa e Tratamento do Cabelo e da Pele) e professor do curso de pós-graduação em dermatologia da Fundação Pele Saudável.

Mas é preciso ficar atento. Para obter os resultados esperados na pele seca, é importante considerar que a quantidade de uréia presente nos produtos deve estar entre 3% e 10%.

Controle da oleosidade na pele mista

Normalmente, a pele mista apresenta poros dilatados no nariz, na testa e no queixo (zona T), o que faz com que a oleosidade fique mais intensa nesta área. Por isso, na hora de usar a uréia é preciso ficar atento à sua concentração. “Em peles mistas, a substância pode aumentar a oleosidade e facilitar o surgimento de acne na região. Por isso, a recomendação é optar por produtos com concentrações menores da substância”, diz Solange Pistori Teixeira, dermatologista, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Medicina Estética (SBME).

Enfoliação da pele oleosa

Para esfoliação uréia deve ser aplicada somente em pele oleosa em concentrações acima de 20%, porque quando usada em grandes concentrações, essa substância perde a sua função hidratante e passa a quebrar as células da pele, fazendo uma espécie de esfoliação que melhora a textura da cútis e favorece a remoção da oleosidade excessiva.
No entanto a regulamentação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não permite que a concentração de uréia ultrapasse os 10% nas formulações dos cosméticos. “As concentrações maiores de uréia só são feitas em produtos manipulados e aplicadas somente em casos selecionados com a prescrição de um dermatologista”, explica Thais Tucunduva Badiz, dermatologista, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Onde encontrar?

A uréia pode ser encontrada em formas de cremes, loções e géis. Alguns produtos têm o composto como principal ativo e outros possuem formulações combinadas com óleo de abacate e manteiga de karité.

Modo de usar

Os cremes à base de uréia devem ser aplicados no corpo à noite, logo após o banho e, se necessário, reaplicados pela manhã. No entanto, antes de usá-los é importante lembrar que nem todos eles são indicados para o rosto, pois a pele dessa região é bem mais sensível e pode sofrer reações. As vantagens e desvantagens da uréia estão diretamente relacionadas à sua concentração e ao tipo de pele de quem vai utilizá-la. Por isso, é fundamental consultar sempre um especialista.

 

 

  Espero que esta matéria tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas.


Tem algum comentário a fazer? Gostou desta matéria, escreva pra gente contando oque você achou!!!!!

Deixe seu comentário com sugestão de matérias que você gostaria de ler aqui.


Até a próxima

Maria José

Equipe Técnica Sabão e Glicerina

 Clique Aqui para visitar nossa loja virtual