DESINTOXICAÇÃO METABÓLICA FACIAL

Argilas e Desintoxicação Metabólicafacial



A argila pode ser utilizada em tratamentos faciais e corporais.
A desintoxicação metabólica facial é um procedimento utilizado em estéticafacial e corporal com utilização de argilas. Na estética facial é usado empeles saturadas, acneicas, seborreicas e pele de fumantes com um bom resultado.Também pode ser usada em peles cansadas, desvitalizadas e em pessoas que ficamem contato com poluentes. Argilassão complexos de minerais alumino-silicatados, de dimensões microscópicas eformatos laminares, alternando-se com moléculas de água e com outros elementoscomo Mg, Fe, Ca, Na, K, etc.
Desintoxicação metabólica consiste de: Esfoliação corporal, aplicaçãode argila verde no corpo todo,a pessoa é coberta por manta térmica para havertroca metabólica através da transpiração e fica em repouso por ate 25minutos,vai para ducha ou banheira ou ofurô ficando por mais se imerso 20minutos,depois é feita a massagem clássica com hidratantes para recompor omanto hidrolipidicio perdido no aquecimento.Este tratamento pode ser feito acada 15 dias ou em inicio e final do tratamento estético,ou pós exposição solaragressiva.Também pode ser utilizada no tratamento de psoriase e fibromialgia.

O que são argilas:
As argilas são rochassedimentares compostas de grãos muito finos de silicatos de alumínio,associados a óxidos que lhes dão tonalidades diversas. Embebidas em água,formam uma pasta mais ou menos plástica (barro), que pode ser moldada.
Dividem-se emdois tipos: argilas primárias, originadas da decomposição do solo por açõesfísico-químicas do ambiente natural, através dos anos, apresentando-senormalmente na forma de pó; argilas secundárias, decorrentes da sedimentação departículas transportadas através das chuvas e dos ventos, que se apresentam naforma pastosa ou de lama, também chamada fango (argila mais água).
Argilasgeralmente são vendidas em pó. Para prepará-las devemos dissolver o pó em águamineral ou hidrolato ou loção tônica até formar uma pasta. Para intensificar oefeito desejado podemos adicionar algumas gotas de óleo essencial (escolhido deacordo com o efeito desejado).

Seus principais benefícios são:
• Desinfiltra os interstícios celulares.
• Elimina toxinas.
• Estimulação da micro circulação cutânea e linfática.
• Permite a troca de energia dos minerais com a parte afetada.
• Promove uma micro-abrasão (peeling suave).
• Regula a produção sebácea, eliminando a oleosidade.
• Regula a queratinização.
• Regulariza a temperatura do órgão enfermo uniformizando a irrigaçãosanguínea.
• Efeito tensor cutâneo no rosto, corpo e couro cabeludo.
• Fornece os sais minerais e oligoelementos necessários.
• Promove a reconstituição dos tecidos.
• Desintoxicação metabólica capilar, facial e corporal.
• No rosto tem ação cicatrizante, secativa e tensora.
• No corpo tem ação depurativa e desintoxicante.
• Combate inflamações e inchaços.
• Redução da massa corpórea.
• Suaviza, amacia, afina e clareia a pele.
• Tem efeito calmante.


Propriedades:



A argila possui trêspropriedades fundamentais:
1 - Absorção: a principal propriedadeque lhe atribui a propriedade da maleabilidade quando se mistura argila comágua obtém-se uma pasta eficaz no tratamento de inflamações, edemas e inchaços.
2 - Liberação: a argila tem facilidade paraliberar elementos que fazem parte de sua constituição (ativos), sendo muitoimportante pelo seu efeito protetor e absorvedor de toxinas em vários órgãos,principalmente a pele e mucosas.
3 - Adsorção: um processofísico-químico pela qual as argilas deixam passar moléculas, elementos gasosose partículas microscópicas do meio ambiente e bactérias com o intuito dedeslizaram para o interior da pele.
Este poder é muito grandee quase irreversível, tornando-se assim, muito útil na fixação de toxinas presentesno organismo para uma posterior eliminação das mesmas.

Tipos de Argila:

Existem vários tipos deargila e cada uma é indicada para uma finalidade específica. Antes de usá-la, épreciso conhecer sua composição.
Segundo o dicionário Houaiss desintoxicação é “desfazimento dos efeitos de uma intoxicação; retirada do veneno de; imunizaçãocontra substância tóxica.”
Os compostos argilosos ou argilominerais são basicamente de silicato de alumínio hidratado, podendo conter outroselementos como Mg, Fe, Ca, Na, K, etc. Os compostos geotermais são associados àágua termal (com propriedades medicinais). Mas não podemos deixar de dizer queargila é barro. Barro seco quando em pó e lama quando em creme (fango).
FANGO TERMAL
Os fangos ou barros (= argila + água) constituem-sedesde os primórdios até hoje nos mais modernos SPAs; uma das mais benéficassubstâncias de uso externo em Dermatologia.
Balneários famosos como: Aix-les-Bains,Château-Guyon e Vichy na França e Castelamare di Stabia na Itália; maturam artificialmenteseus fangos. Agora, com as Argilas adicionadas a Água Thermal H2OS (sulfurosa)é possível também obter o Fango Thermal, de maneira fácil, prática e higiênica.

ARGILA VERDE ou Montemolinorita:

De origem francesa, suacoloração deve-se à presença de óxido de ferro associado ao magnésio, cálcio,potássio, manganês, fósforo, zinco, alumínio, silício, cobre, selênio, cobaltoe molibdênio.
De pH neutro, possui açãoadstringente,tonificante,absorvente, combateedemas, é secativa, emoliente, anti-séptica, bactericida, analgésica ecicatrizante, indicada para as peles oleosas e acneicas e em produtos paracabelos oleosos. Rica em silício e diversos oligoelementos, desinfiltrao interstício celular, é esfoliante suave, promove a desintoxicação e regula aprodução sebácea.
Efeitos: Realiza o efeito de peeling napele, removendo a oleosidade em excesso, e retardando o envelhecimento. Como é desintoxicante e adstringente, é ideal para sugartoxinas, tratar acne e seborréia.

ARGILA BRANCA OU CAULIM:

É uma argila primáriacomposta de silicato de alumínio hidratado resultante da alteração de rochaslavadas pela chuva. Possui um pH muito próximo da pele e seus principaisbenefícios são: clarear, absorver oleosidade sem desidratar, suavizar, cicatrizare catalisar reações metabólicas do organismo. É indicada para o tratamento demanchas, peles sensíveis e delicadas. Rica em silício e alumínio. Possuipropriedades cicatrizantes, reduz as inflamações, tem ação tensorabranda e purificante,adstringente, remineralizante e anti-séptico. Promoveaumento na oxigenação de áreas congestionadas, a uniformização pela esfoliaçãosuave e regula a queratinização. Pode ser usada em todos os tipos de pele,especialmente as expostas em exagero ao sol. Ideal para pelesressecadas, envelhecidas e manchadas.

ARGILA CINZA:

Wilkinita ou Bentonita - Éretirada de regiões vulcânicas dos EUA. Possui titânio em suacomposição, é ótima para combater espinhas e cravos, por tanto é um esfoliantenatural excelente. Contém aproximadamente60% de sílica, o que faz com que tenha grande afinidade com a água, sendo muitoeficaz para inchaços e edemas. Tem pH mais alcalino, é antiedematosa, secativae absorvente. Retarda o envelhecimento e tem ação antioxidante natural.Absorve a irradiação solar, clareia manchas e pode ajudar na redução do peso emedidas. É indicada parapeles oleosas, manchadas, edemaciadas.






ARGILA VERMELHA:

Rica em óxido de ferro,cobre, silício e hematita. O Óxido de Ferro tem papel importante na respiraçãocelular e na transferência de elétrons. Na pele, as carências deste elementomanifestam-se por uma epiderme fina, seca e com falta de elasticidade.Hidrata eprevine o envelhecimento da pele. É anti-estressante,regula a microcirculação cutânea, sendo recomendadapara peles sensíveis, com couperose e avermelhadas. Efeitos: regulador etensor.


ARGILA ROSA:

É a mistura da ArgilaBranca com a Vermelha. É indicada para peles sensíveis, delicadas, comtelangiectasias e rosácea, pois possui ação desinfetante, suavizante eemoliente e é uma argila mais delicada e rica em ferro. Ideal para pelescansadas e sem viço. Devolve a luminosidade natural da pele, aumenta acirculação, absorve toxinas e hidrata a pele. Tem propriedades cicatrizantes esuavizantes, grande poder tensor indicada nos tratamentos de flacidez tissular,reidrata a pele, combate os radicais livres, absorve as toxinas e aoleosidade em excesso.


ARGILA AMARELA:

rica em Dióxido deSilício e Silício que é o elemento catalisador para formação da base decolágeno da pele, por isso é indicada para rejuvenescimento e tratamentoscosméticos. Tem alta capacidade de troca de cátions e anions. Combate e retardao envelhecimento cutâneo, nutre com seus sais minerais necessários para umtecido mais rígido e saudável sem deixá-lo ressecado. Tem ótimo efeito tensor emelhora a circulação sanguínea. Rica alumínio, potássio eoligoelementos. Contribui para o equilíbrio iônico e hidratante do gel celular.Ideal para peles delicadas e esfoliação leve. Tem ação hemostática, purificante, adstringente e remineralizante. Temefeito hidratante na pele e reduz as inflamações. Também tem ação naelasticidade da pele atuando na flacidez cutânea.

ARGILA MARROM:

Argila rara com elevado teor de silício, alumínio etitânio e outros oligoelementos. Resulta em efeito ativador da circulação, alémde contribuir com um efeito equilibrador e revitalizador. Efeitos:desinfiltrante, adstringente , desintoxicante e cicatrizante. O Silício tem papel fundamental nareconstituição dos tecidos cutâneos e na defesa do tecido conjuntivo. Tem açãohemostática, purificante, adstringente e remineralizante. Tem efeito hidratantena pele e reduz as inflamações. Também tem ação na elasticidade da pele atuandoem flacidez cutânea.

ARGILA BEGE:
Mistura da Argila Marromcom a Argila Branca. Incorpora as propriedades das duas argilas.

ARGILA PRETA OU LAMANEGRA:

É a mais nobre das argilas. Pode ser encontrada também como lamavulcânica. Argila secundáriade composição rica e diferenciada em sais minerais e oligoelementos muitoimportantes para o metabolismo da pele. São eles: silicato de alumínio e demagnésio, carbonato de cálcio e de magnésio, óxido de silício, de zinco e deferro, enxofre. Tem atividade estimulante, antitóxica, nutriente (oligoelementos),anti-séptica, redutora e adstringente. É usada para a desintoxicação dapele.
Este material é retiradode uma profundidade maior que 4 metros. Devido ao alto teor de Alumínio eSilício e baixo percentual de ferro, pode ser usado tanto para cosmética comopara tratamento de doenças. Seu teor de Titânio agrupado com elevadospercentuais de Alumínio e Silício indica um material com excelente agenterejuvenescedor. Tem ação antiinflamatória, absorvente, antitumoral,anti-artrósica, absorvente e anti-stress. Melhora a circulação sangüínea periférica favorecendo areprodução celular.

ARGILA ROXA:

rica em magnésio, ideal para aplicações sobreregiões tensas que acumulam toxinas.






ARGILA MARINHA:

A Argila Marinha é ricaem minerais, tem uma cor verde bem escura e é obtida do fundo do mar. Ela temuma grande concentração de algas marinhas o que a faz perfeita para purificar etonificar o corpo. Tratamentos a base de elementos marinhos na estética sãochamados de talassoterapia.


PROTOCOLO BÁSICO DE ARGILOTERAPIA FACIAL

1. Limpar a pele comsabonete de limpeza ou leite de limpeza facial com calêndula, lavanda, cháverde ou gingko biloba.
2. Tonificar a pele comloção tônica com oligoelementos.
3. Promover esfoliaçãofísica com argila verde em pó diluída em água mineral. Executar movimentosrotativos com as pontas dos dedos por três minutos. Deixar a argila até secar.Para removê-la, umedeça a argila com água mineral em um borrifador. Massageienovamente e retire com algodão e gaze.
4. Execute manobras dedrenagem linfática facial durante trinta minutos.
5. Conforme a necessidadeda pele do cliente, escolha a argila mais adequada. Pode ser um fango ou argilaem pó. Se optar por pó, dilua-o com loção tônica com oligoelementos. Deixe porvinte minutos. Retire completamente.
6. Finalize com filtrosolar.

É realizada higienização, máscara de argila, hidratação e drenagemlinfática facial.


Como aplicar a argila?

• Antesde tudo você deve estar com a pele limpa, sem maquiagem.
• Emum potinho, coloque 1 colher de sopa de argila em pó.
• Adicioneágua morna ou fria, misture até que fique uma pasta grossa e pastosa.
• Comum pincel ou com a mão, aplique em todo o rosto, evitando a área dos olhos.
• Deixea argila secar. Em seguida, enxágue bem o rosto com água.
• Nãouse maquiagem, cremes, ou qualquer outro produto no rosto por pelo menos duashoras após a aplicação.

É comum em quem usa a argila verde, sentir a pele pinicar, porém issoé normal. Não se assuste se após retirar a argila sua pele ficar vermelha,também é normal pois a argila ativa a circulação.
A argila pode ser comprada em pó, em casas de produtos naturais efarmácias de manipulação. Também pode ser encontrada em forma de cosmético.


Clique aqui para ver as Receitas com Argila

Espero que esta matéria tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas.
Tem algum comentário a fazer? Gostou desta matéria, escreva pra gente contando oque você achou!!!!!
Deixe seu comentário com sugestão de matérias que você gostaria de ler aqui.
Atéa próxima
EquipeTécnica Sabão e Glicerina

Clique aqui para visitar nossa Loja Virtual




Receitas tipo Dove



Shampoo Suave com Hidratante

PRODUTO                                  QUANTIDADE         FUNÇÃO

Fase 01
Plantaren 2000                              240      (tensoativo primário não-iônico)
Propil Betaína                                50        (tensoativo anfótero de 
                                                                         baixa irritabilidade)
HOSTAPON CCG                             50        (tensoativo secundário 
                                                                   de excelente sensorial)
PHENONIP                                     5           (conservante)
Água desmineralizada             q.s.p. 100%   (veículo)

Fase 02           
Essência                                         50          (à escolher)
Tween                                            50          (solubilizante de essência)

Fase 03
Ácido cítrico                                   q.s. pH 5,5 – 6,5 (corretor de pH, acidificante)

Fase 04
Cloreto de Sódio                            q.s.          (agente de viscosidade)

TÉCNICA DE PREPARO:
1.  Em um recipiente, adicionar os componentes da fase 01, item a item, e homogeneizar a cada adição;
2.  Previamente, solubilizar a fase 02 e adicionar ao sistema;
3.  Corrigir o pH para 5,5 – 6,5 com a fase 03.
4.  Finalmente, corrigir a viscosidade com a fase 04.

Indicações:Todos os tipos de cabelos
Propriedades: Detergência suave



Shampoo Suave com Hidratante 2

PRODUTO                                  QUANTIDADE         FUNÇÃO

Fase 01
Plantaren                                       240     (tensoativo primário não-iônico)
Propil Betaína                                 50      (tensoativo anfótero de 
                                                                        baixa irritabilidade)
Creme hidratante pronto                1       (hidratante)        
PHENONIP                                      5        (conservante)
Água desmineralizada          q.s.p. 100%  (veículo)

Fase 02           
Essência                                        50       (à escolher)
Tween                                           50       (solubilizante de essência)

Fase 03
Ácido cítrico                          q.s. pH 5,5 – 6,5 (corretor de pH, acidificante)

Fase 04
Cloreto de Sódio                            q.s.      (agente de viscosidade)

TÉCNICA DE PREPARO:
1.  Em um recipiente, adicionar os componentes da fase 01, item a item, e homogeneizar a cada adição;
2.  Previamente, solubilizar a fase 02 e adicionar ao sistema;
3.  Corrigir o pH para 5,5 – 6,5 com a fase 03.
4.  Finalmente, corrigir a viscosidade com a fase 04.

Indicações:Todos os tipos de cabelos
Propriedades: Detergência suave



Mousse Corporal Sem Enxague

PRODUTO                                    Quantidade             Função

fase 01
     HOSTAPON CCG                       100       (Tensoativo suave, apropriado 
                                                                     para ficar sobre a pele)
     Poliquertenium 7                     5          (agente condicionante)
     Phenonip                                 5          (Conservante)
                                                                            
fase 02
     Água Deionizada                     qsp 100   (Veículo)
                                                                            
fase 03
     Essência                                 3              (a escolher)
     Tween                                    5               (solubilizante 
                                                                    e fixador de essência)

TÉCNICA DE PREPARO: 
1.  Em um béquer, pesar a fase 01
2.  Sobre a mistura anterior, adicionar vagarosamente a fase 02 (cuidado para não formar espuma)
3.  Misturar separadamente a fase 03 e adicionar sobre a fase 01 + 02



Mousse Corporal  Sem Enxague 2

PRODUTO                                    Quantidade             Função

fase 01
     Creme hidratante pronto        1                      (hidratante)      
     Poliquertenium 7                     5                      (agente condicionante)
     Phenonip                                 5                      (Conservante)
                                                                            
fase 02
     Água Deionizada                     qsp 100           (Veículo)
                                                                            
fase 03
     Essência                                3                      (a escolher)
     Tween                                    5                      (solubilizante e 
                                                                          fixador de essência)

TÉCNICA DE PREPARO: 
1.  Em um béquer, pesar a fase 01
2.  Sobre a mistura anterior, adicionar vagarosamente a fase 02 (cuidado para não formar espuma)
3.  Misturar separadamente a fase 03 e adicionar sobre a fase 01 + 02




Shower Gel Perolado
                        
PRODUTO                                                                   Quantidade        Função

fase 01
Base para shampoo perolado.......................................270      (agente de limpeza )
HOSTAPHAT O-300.........................................................5          (emoliente )
HOSTAPON SCI 85.........................................................25        (melhorador de espuma)
PHENONIP......................................................................5          (conservante)
                                                                                                                             
fase 02
Água Desmineralizada................................................Qsp 100 %  (veículo)
                                                                                                                             
fase 03
Cloreto de Sódio.........................................................Qs         (corretor de viscosidade)
                                                                                                                             

TÉCNICA DE PREPARO:
1.  Aquecer a fase 01 até obter uma pasta homogênea;
2.  Vagarosamente, adicionar a fase 02 sobre 01, homogeneizando com cuidado para não formar muita espuma
3.  Quando a solução estiver homogênea, verificar o pH
4.  Se necessário, ajustar a viscosidade com a fase 03.

Indicações:Todos os tipos de pele



Shower Gel Perolado 2
                        
PRODUTO                                                                Quantidade       Função

fase 01
Base para shampoo perolado.....................................270    (agente de limpeza )
Creme hidratante........................................................1        (hidratante)      
PHENONIP....................................................................5        (conservante)
                                                                                                                             
fase 02
Água Desmineralizada.............................................Qsp 100 %   (veículo)
                                                                                                                             
fase 03
Cloreto de Sódio......................................................Qs          (corretor de viscosidade)
                                                                                                                             

TÉCNICA DE PREPARO:
1.  Aquecer a fase 01 até obter uma pasta homogênea.
2.  Vagarosamente, adicionar a fase 02 sobre 01, homogeneizando com cuidado para não formar muita espuma.
3.  Quando a solução estiver homogênea, verificar o pH.
4.  Se necessário, ajustar a viscosidade com a fase 03.

Indicações:      Todos os tipos de pele



Sabonete em Barra tipo Dove enriquecido:

Barra de sabonete glicerinada     890 g
Creme Hidratante pronto           2 gr
Lauril líquido                            50ml
Óleo de calêndula                     10 ml
Melaleuca                                8 ml
Manteiga de  aloe Vera             5 g
Extrato de aloe Vera                10 ml
Essência                                  30 ml
Corante                                   q.s.p

TÉCNICA DE PREPARO:
Derreter a base glicerinada em banho maria
Adicionar o hidratante e os óleos mexendo sempre
Adicionar os extratos e o corante, mexendo até homogeinizar
Desligar o fogo, retirar o recipeiente do banho Maria e adicionar a essência mexendo até homogeinizar
Colocar a base em formas e deixar secar
Retirar o sabonete