Manteigas - Quem são elas - Manteiga de karité


Manteiga de karité

INCI Name: Butyrospermum Parkii (Shea Butter) Fruit
CAS: 194043-92-0

A manteiga de karité é derivada das nozes de árvores mangifolia, que crescem na áfrica ocidental e central  e é cultivada no Sudão. As mulheres negras residentes nos países africanos acreditam que este produto tem poderes místicos. A Karité (Butyrospermum parkii) é famosa pela manteiga extraída de seus frutos.
A fruta, ou porca, é colhida e a semente extraída e, em seguida, a semente é pressionada para extrair os óleos naturais, ou gorduras.
Existem dois tipos de manteiga de karité: refinada e sem refino. Estas duas formas variam muito. uma delas é a manteiga de karité em seu estado natural e o outro é a manteiga de karité que passou por um processo de refinação, que tira de alguns dos seus atributos naturais.
Manteiga de karité não refinada é um bege a cor brilhante, amarelo, em vez de uma cor branca. ele um odor agradável. A refinada é branca e inodora, isso ocorre porque o processo de refino tira da manteiga do seu odor natural e cor. Algumas das habilidades que a manteiga de karité natural de cura são perdidos durante o processo de refino por causa da perda da cor natural e odor. A manteiga de karité refinada é amplamente utilizado em cosméticos e loções.

Obtenção:
O caroço contém 45-48% de gordura , 10% de proteínas e 25% de carboidratos .
O produto é extraído por prensagem com posterior refino para que o produto tenha coloração e odor adequados ao uso cosmético.

PROPRIEDADES:
Composta por uma mistura de ácidos graxos (Ácido Oleico; Ácido Esteárico; Ácido Palmítico; Ácido Linoleico) e por uma fração insaponificável composta por tocoferóis, triterpenos, esteróides e hidrocarbonetos, a Manteiga de Karité possui várias propriedades que a tornam um princípio ativo bastante interessante para uso cosmético:
-Rica em Ácido Cinâmico, a Manteiga de Karité atua como um filtro solar natural, auxiliando na proteção da pele e dos cabelos contra a radiação UV (Pode ser usada para potencializar o efeito de outros filtros);
-Por conter uma boa quantidade de Tocoferóis, tem propriedades antioxidantes; é um excelente emoliente natural com alto teor de insaponificáveis, e tal como as gorduras vegetais, exerce uma ação protetora sobre a pele e os cabelos, prevenindo contra o ressecamento. Fornece brilho e maciez aos cabelos e protege a pele  e os cabelos contra a radiação solar. Confere sensação aveludada e suavizante sobre a pele.
Além dessas propriedades, a Manteiga de Karité melhora o aspecto e a consistência das emulsões e proporciona um toque aveludado e uma agradável sensação de emoliência à pele.
A Manteiga de Karitê é indicada quando se deseja maior elasticidade e regeneração dos tecidos epidérmicos.

INDICAÇÕES:
-Produtos Infantis
-Produtos Anti-Idade
-Produtos para Área dos Olhos
-Produtos para Peles Secas
-Produtos para Peles Sensíveis
-Produtos Solares
-Produtos Labiais
-Shampoos e Condicionadores para Cabelos Secos e sem Brilho.

CONCENTRAÇÃO USUAL:
Pode variar de 0,5 a 20,0%, de acordo com o efeito pretendido. 
Pele: Emulsões para o rosto/corpo: 1 – 10%. 
Fotoprotetores: 5 – 20%. 
Cabelo: shampoos, condicionadores, cremes capilares: 1 – 10%.

ARMAZENAMENTO
Conservar bem fechado ao abrigo da luz em temperatura entre 15 - 30º C

Composição Ácidos Graxos:
Ácido palmítico 3,0 - 6,0%
Ácido esteárico 36,0 - 44,0%
Ácido oléico 44,0 - 50,0%
Ácido linoléico 4,0 - 8,0%


Receitas com Manteiga de karité

Sabonete de Manteiga de Karité
Para 1 Kg de base para sabonete branca use:
- 4 colheres de sopa de manteiga de karité;
- 20 gotas de óleo essencial de sua escolha.

Hidratante labial com manteiga de Karité
200g de cera de abelha
250g da manteiga de Karité
150gda manteiga de cacau
200 ml do óleo de calêndula
200 ml do óleo de amêndoas
não ultrapasse os 20 ml de óleo essencial
Em um pirex derreta a cera de abelha, as manteigas e os óleos em fogo brando. Coloque um pouquinho do seu batom preferido para dar uma cor. Elas derretem bem rápido então tome cuidado para não super aquecer. Mexa com um palito comprido de madeira para não desperdiçar os ingredientes. Desligue o fogo e quando a temperatura estiver um pouco mais baixa acrescente o óleo essencial e coloque rápidamente no recipiente (vale lembrar que o óleo essencial é muito volátil e evapora muito rápido em altas temperaturas). Envase.

Cera de Abelha - tem propriedades cicatrizante e anti-inflamatória
Manteiga de Cacau - é a gordura comestível natural da semente do cacau, extraída durante o processo de fabricação do chocolate. Tem propriedades emoliente e contém ácidos graxos essenciais
Manteiga de Karité - atua como um filtro solar natural, auxiliando na proteção da pele contra a radiação UV . Tem propriedades antioxidantes, é um excelente emoliente e exerce uma ação protetora sobre a pele prevenindo contra o ressecamento
Óleo vegetal de calêndula - tem propriedade calmante, cicatrizantes, nutre e regenera a pele
Óleo vegetal de amêndoas - rico em minerais, vitaminas e proteínas, lubrifica e revitaliza a pele seca, sensível e irritada
Óleo Essencial - Tea Tree (anti-séptico, bactericida, fungicida), Hortelã-pimenta ou menta (anti-inflamatório, analgésico) e Canela (anti-infeccioso, anti-inflamatório)





Espero que esta matéria tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas.


Tem algum comentário a fazer? Gostou desta matéria, escreva pra gente contando oque você achou!!!!!

Deixe seu comentário com sugestão de matérias que você gostaria de ler aqui.


Até a próxima

Maria José

Equipe Técnica Sabão e Glicerina

 Clique Aqui para visitar nossa loja virtual

 


Nenhum comentário: