Manteigas - Quem são elas - Manteiga de Cacau


Manteiga de Cacau

A HISTÓRIA DO CACAU
O cacaueiro (Theobroma cacao L) é nativo da Bacia Amazônica, amplamente distribuído pelas Américas. O consumo do cacau é relatado desde os tempos mais remotos, sendo difundido pelas antigas civilizações Maia e Asteca.
De acordo com os historiadores, o cacaueiro, chamado cacahualt, era considerado sagrado. No México os Astecas acreditavam ser ele de origem divina e que o próprio profeta Quatzalcault ensinara ao povo como cultivá-lo tanto para o alimento como para embelezar os jardins da cidade de Talzitapec. Seu cultivo era acompanhado de solenes cerimônias religiosas. 
Esse significado religioso provavelmente influenciou o botânico sueco Carolus Linneu, que denominou a planta de Theobroma cacao, chamando-a assim de "manjar dos deuses".
A manteiga de cacau é a gordura comestível natural da semente de cacau. É um derivado de grande importância em função de sua composição e características. A manteiga de cacau tem propriedades incomparáveis á qualquer outro tipo de gordura vegetal, pois é altamente estável, tem textura suave e ainda é rica em substâncias antioxidantes. Isso desperta o interesse no seu uso como matéria prima nas indústrias alimentícia, farmacêutica e cosmética.
Além de ser um ingrediente indispensável na fabricação de chocolate, a manteiga de cacau é muito usada em formulações cosméticas e dermatológicas.
O cacau é usada em aplicações tópicas em casos de queimaduras, ressecamento labial, rachaduras que ocorrem no seio em função da amamentação, hemorróidas, ungüentos analgésicos, processos de cicatrização, qualquer tipo de lesão cutânea e em preparações caseiras para diminuir a coloração de manchas no rosto.
Rica em polifenóis, que são pigmentos naturais com atividade antioxidante, a manteiga de cacau também previne contra o envelhecimento celular, eliminando os radicais livres formados no processo natural de envelhecimento, podendo ser usada em formulações com este propósito.
A manteiga de cacau é uma das gorduras mais estáveis, contendo antioxidantes naturais que evitam que ele se torne rançoso, permitindo sua armazenagem por um prazo de 2 a 5 anos.
Esta é formada por cerca de 96,6% de triglicérides (são constituídos por uma molécula de glicerol unida a 3 ácidos gordos ou graxos).
A manteiga de cacau tem apenas um leve sabor e aroma de chocolate. É o único componente do cacau utilizado no chocolate branco.

MANTEIGA DE CACAU composição graxa:
Ácido Oléico .......................... 31 a 37%
Ácido Esteárico....................... 32 a 37%
Ácido Palmítico....................... 24 a 29%
Ácido Linoleico ...................... 2 a 5%

Concentração recomendada:
Loção cremosa: 0,5 a 0,8%
Shampoo: 0,10%

UTILIZAÇÃO EM COSMÉTICOS
Hoje, as aplicações cosméticas do cacau vão muito além da conhecidíssima manteiga de cacau por suas propriedades nutritivas e hidratantes, que diminuem a perda de água da pele, mantendo a sua hidratação natural. Aliás, a manteiga de cacau deve ser utilizada com cautela em peles muito oleosas, por conta de seu alto teor lipídico.
Possui propriedades hidratantes excelentes e emolientes,  e de fácil absorção pela pele, ou seja, recupera a oleosidade do tecido perdida durante o ressecamento causado por exposições ao sol ou frio excessivo. Também é capaz de regenerar a fibra capilar deixado-a macia e maleável. 
Ela é especialmente usadas em batons sólidos e líquidos para poder amaciar e proteger o lábio, já que o cacau possui fator de proteção solar 10, e também é muito bom contra o frio.
 
MANTEIGA DE CACAU DESODORIZADA
A Manteiga de Cacau desodorizada é uma gordura comestível natural obtida a partir da pressão mecânica do Liquor de cacau, Theobroma cacao (Sterculiaceae). Depois de prensada a manteiga é filtrada e desodorizada, sem a utilização de aditivos. É um derivado de grande importância em função de sua composição química e características físicas


INDICAÇÃO
Manteiga de Cacau desodorizada é muito utilizada como base para supositório e de pomada.
Incorporado  em formulações de cremes, sabonetes, como  doador de lubricidade e agente para conferir  emoliência, nesses produtos. Usada em aplicações tópicas em casos de queimaduras, ressecamento labial,  rachaduras que ocorrem no seio, hemorróidas, ungüentos analgésicos e processos  de cicatrização.
Pode ser utilizado no preparo do chocolate nutricional, na concentração de 20-50%.


CONCENTRAÇÃO RECOMENDADA
Varia de acordo com o tipo de aplicação.
Loção cremosa: 0,5 a 0,8%, Shampoo: 0,10% e Batom: 20%.
Chocolate nutricional: concentração de 20-50%. 


Receita com Manteiga de Cacau



MANTEIGA CORPORAL CREMOSA

Composição
FASE       ITEM      MATÉRIA-PRIMA             DESCRIÇÃO                       QTD  
    A          1      Água Destilada                  Veículo / QSP                          100,0
                2     Sepigel                             Agente de consistência                30
                3     óleo  de calêndula                                                              10

    B          4     Manteiga de Cacau                 Hidratante e emoliente          250

    C          5     Manteiga de cupuaçu              Hidratante                           150
                6     Silicone Óleo (Dimethicone)    Emoliente e hidratante           5

    D         7      Essência                               Confere odor                         5
               8      Phenogard MP                       Conservante                          5

Técnica de preparo
      - Agitar a fase A
      - Aquecer fase B até completa fusão.
      - Adicionar fase C na B e homogeneizar.
      - Adicionar fase A na fase B/ C à 40ºC sob agitação.
      - Adicionar a fase D e homogeneizar.



Espero que esta matéria tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas.


Tem algum comentário a fazer? Gostou desta matéria, escreva pra gente contando oque você achou!!!!!

Deixe seu comentário com sugestão de matérias que você gostaria de ler aqui.


Até a próxima

Maria José

Equipe Técnica Sabão e Glicerina

 Clique Aqui para visitar nossa loja virtual

 



Nenhum comentário: