Manteigas - Quem são elas - Manteiga de Ucuuba


Manteiga de Ucuuba:


INCI Name: Virola Surinamensis Seed Butter

Árvore que tem seu nome originado da língua indígena que significa ucu (graxa) e yba (arvore) cresce em regiões alagadas pelas marés ou em várzeas, e encontrada em toda a Amazônia na região das ilhas, zona guajarina, Amapá e afluentes do Amazonas.
A Ucuúba (Virola sebifera), conhecida popularmente como ucuúba-do-Cerrado e ucuúba vermelho, uma árvore de 5 a 30 m de altura da família das Myristicaceae, produz frutos avermelhados, de forma oval com cerca de 10-15 mm de comprimento e 11 mm de diâmetro.
A Ucuuba também é usada popularmente por tribos do Amazonas e no nordeste brasileiro, onde a resina destas árvores, após fervida, seca e pulverizada é inalada como alucinógeno, proporcionando uma sensação semelhante à do chá Ayahuasca durante 4 a 6 horas.
O suco fresco de cor vermelha extraído da casca da Ucuúba é usado tradicionalmente para tratar abscessos , fleimões , paroníquias ( infecção da pele que rodeia a unha ), furúnculos , fissuras anais , infecções da glândula parótida , amigdalites , infecçõe bacterianas , entre outros.
A casca da Ucuúba é rica em taninos e contém de 0,065% a 0,25% de alcalóides alucinógenos como dimetiltriptamina (DMT) e 5-MeO-DMT (poderoso psicodélico também encontrado em espécies de sapos psicoativas).
O suco da casca normalmente contém maior concentração de alcalóides (até 8%).
As sementes maduras são ricas em glicerídeos de ácidos graxos que são a base da manteiga de ucuuba usada em cosméticos, principalmente laurodimiristina e trimiristina.

PROPRIEDADES
Manteiga cerdosa de coloração marrom escuro e odor amadeirado.
A manteiga de ucuúba, que é dura e amarelada, pode ser usada em combinação com outros ingredientes para a produção de velas e sabonetes vegetais, sendo um substituto vegetal para a parafina oriunda do petróleo.
A manteiga de Ucuúba contém os ácidos palmítico e oléico, que têm a propriedade de  penetrar nas camadas mais profundas da pele.
Ela promove a  regeneração dos tecidos da  pele porque tem propriedades anti-sépticas, antiinflamatórias,  antiparasíticas, emolientes,  cicatrizantes e revitalizante, devido ao poder renovador celular fantástico de seus fitoativos.
Por isso é indicada em formulações para tratamento de peles sensíveis, que necessitam de rápida cicatrização, como a pele oleosa e acneica ou para cuidar das rachaduras nos pés em particular nos calcanhares com resultados efetivos na hidratação de áreas ressecadas.
A Manteiga ucuúba possui ou valor de saponificação (220 mg de óleo KOH / g) ultrapassa os valores de sebo bovino (200 mg KOH / g) e transforma ucuúba em manteiga, uma matéria-prima única para a substituição de gordura animal na produção de sabonetes finos e outros produtos.

CONSTITUINTES:
As sementes da ucuúba são ricas em gordura (60 – 70%) possuindo 70% de trimeristina, um triglicerídeo do ácido mirístico, que constitui um óleo essencial aromático que é de grande importância para as indústrias cosmética, farmacêutica e alimentícia; lauromiristopalmitina (10%), lauromiristooleina (12%), dimiristo-oleina e pequenas quantidades de ácido cáprico, esteárico e linoléico.

INDICAÇÕES:
Esta manteiga é indicada  para peles secas, sensíveis ou danificadas por ter um alto poder de cicatrização e para hidratação corporal ( hidratante e emoliente ).
Sabonetes e cremes a base de Ucuúba dão um toque de maciez à pele além de ser utilizado popularmente como rejuvenescedor, tem ação antiinflamatória, cicatrizante, revitalizante e anti-septica.. A seiva da ucuuba pode ser utilizada para queda de cabelos e cicatrização de cortes em locais que não existe condições de sutura, clareia e tira manchas da pele.
Ideal para a pele que necessita de rápida cicatrização, como a pele oleosa e acneica. È um renovador celular fantástico.

DOSAGEM/ CONCENTRAÇÃO USUAL
Cremes e loções cremosas: 0,5 a 5% 
Sabonetes em barra: 5 a 50%

ARMAZENAMENTO
Deve ser estocado hermeticamente fechado, ao abrigo da luz e calor.

COMPOSIÇÃO TIPICA DOS ÁCIDOS GRAXOS ( % )
ÁCIDO MIRÍSTICO         69,5 - 73,84
ÁCIDO PALMÍTICO        4,9 - 8,0
ÁCIDO OLÉICO             7,3
ÁCIDO LINOLÉICO        3,0
ÁCIDO LAURICO           14,8 - 18,17
CÁPRILICO                   0,5

10 razões para o uso da Manteiga de Ucuuba :
1) Atua em peles sensíveis, delicadas e danificadas.
2) Não contém aditivos químicos, corantes ou aromatizantes artificiais, com alto índice de tolerância em peles alérgicas.
3) Possui em suas propriedades ação cicatrizante.
4) Ideal para tratamento de rachadura nos pés.
5) Alto poder de penetração nas camadas mais profundas da pele.
6) Atua com eficiência na regeneração dos tecidos.
7) Promove a hidratação de qualquer tipo de pele.
8) Promove resultados rápidos e ação prolongada.
9) Pode ser usado na hidratação da pele de idosos porque tem ação regenerativa.
10) Pode ser utilizada por diabéticos para ajudar no processo de cicatrização de pequenas rachaduras na pele.


Receitas com Manteiga de Ucuuba

Sabonete de Ucuuba (Virola sebifera)
Base para sabonete 960 gr
Manteiga de ucuuba 20g
Essência  20 ml
Corante q.s.p
Com propriedades cicatrizantes e anti-sépticas, indicado em formulações para tratamento de peles sensíveis, em afecções cutâneas. É hidratante e emoliente.

Modo de usar: Pode ser utilizado no corpo inteiro, fazer movimentos circulares no rosto com espuma abundante.

Como cicatrizante em peles acneicas, feridas e ou cansadas:
Modo de usar:
    Diluir uma pequena porção em banho maria, aguardar esfriar até que a temperatura fique suportável para aplicação, aplicar em movimentos circulares bem espalhado, pois ao resfriar formará uma película protetora, aplicar a noite e retirar no dia seguinte com sabonete de bacuri e argila.

Indicações:
    Erupções cutâneas - Peles escamadas - Peles secas - Peles cansadas.





Nenhum comentário: