Exemplo de Óleos Essenciais e Suas Funções

Exemplo deÓleos Essenciais e Sua funções:

Alecrim: Estimulante,fortificante, refrescante, digestivo, anti-séptico, diurético, analgésico eaumenta a pressão arterial. Atua positivamente em casos de esgotamento efraqueza mental, preguiça e desânimo.
Amêndoa: Utilizado para magias amorosas e restabelecimento da saúde físicae mental.
Benjoim: Esse óleoessencial é derivado de uma planta do sudeste da Ásia Aquece, relaxa, éexpectorante, anti-séptico, antiespasmódico e diurético, além de atuar positivamenteem casos de esgotamento emocional e tristeza, problemas respiratórios e de pele.
Bergamota: Estimulante,refrescante, relaxante, anti-séptica, antiespasmódica, digestiva, expectorantee analgésica. Também atua positivamente em casos de depressão, medo, estresse etensão pré-menstrual e para combater vírus como o da gripe.

Bétula: Todos conhecemos a árvore da bétula e a popular cerveja de vidoeiro.Você também pode usar esse óleo essencial para aliviar dores e rigidezmusculares.
Calêndula: Cicatrizante, antiinflamatóriae digestiva. Atua positivamente em casos de ansiedade.
Camomila: Refrescante,relaxante, digestiva, antiespasmódica, diurética, antiinflamatória e ésatisfatório em casos de depressão, estresse, irritabilidade e ansiedade.
Cânfora: É refrescante e estimulante. Estimula e aquece o coração e ossistemas respiratório e circulatório, tem ação anti-séptica, combate câimbras eatua positivamente em casos de depressão e insônia. Indicado também em resfriados,reumatismos e acne.
Canela: É um ingredienteculinário comum que também pode ser usado na aromaterapia para reduzir asonolência e a irritabilidade.

Capim-Limão: É umingrediente padrão na culinária do sudeste da Ásia, mas também dá seu aroma aalgumas marcas de sabonete. Pode ser usado como analgésico.
Cravo-Da-Índia: É outro tempero que pode ser utilizado em váriasreceitas. Na aromaterapia, o cravo-da-índia pode ser usado como anti-séptico eanalgésico.
Cedro: Essa árvorepode crescer mais de 30 metros de altura, mas seu óleo essencial é usado emquantidades muito pequenas para tratar a congestão. É Anti-séptico, diurético,calmante, expectorante. É satisfatório em casos de depressão, angústia, medo eansiedade. Indicado também como sedativo e relaxante, principalmente em doresmusculares e crises de asma e, para bronquite e tosse.
Cipreste: É uma árvore típica da região mediterrânea. Seu óleo essencial pode serusado para tratar pressão baixa e problemas circulatórios. É também Relaxante,refrescante, ajuda a estancar o sangue e tem ação antiespasmódica,vasoconstritora e analgésica. Atua em casos de irritabilidade, nervosismo einquietação.
Erva-Doce: Acalma e temação anti-séptica, antiespasmódica, digestiva e diurética.

Eucalipto: É uma árvore típica da Austrália. Seu óleo essencial pode ser usado paratratar gripe, febre e dor de garganta. É também Descongestionante, depurativo,diurético, expectorante, analgésico, anti-séptico, cicatrizante. Também atua amcasos de falta de atenção e de concentração, dando mais amplitude mental. Indicadotambém para edemas e dores musculares e como repelente de pulgas e carrapatos.
Gengibre: Muitos conhecem o gengibre pelo seu uso em alimentos assados ou receitasasiáticas. Essa planta também pode ser usada para estimular o apetite e aliviardores de cabeça.
Gerânio: É uma flor que pode ser encontrada em muitos jardins do país. Refrescante,relaxante, atua como analgésico, adstringente, expectorante, diurético etonificante. Usado também para infecções virais e também pode ser usada paratratar uma grande variedade de problemas de pele.
Hortelã: É um dos óleos aromáticos mais usados, tanto em preparos decomestíveis como não comestíveis. Extremamente refrescante, tem ação anti-séptica,analgésica, adstringente, antiespasmódica, digestiva e vermífuga.
Jasmim: Essa bela flortem sido usada para se fazer de tudo, desde chás até perfumes. Relaxante,calmante e afrodisíaco, tem ação anti-séptica, antiespasmódica. Serve paratratar apatia para acalmar os nervos e tratar a depressão e a insônia e peleseca.

Junípero: Sua fruta é o principal ingrediente do gim. O óleo essencial dafruta do junípero também pode ser usado para massagens no tratamento de artrite,varizes e outras enfermidades.
Lavanda: Oriunda dolatim “lavare”, se destina à purificação. Tem sido muito usada por séculos emvárias religiões e no preparo de cosméticos. Com ação refrescante e relaxante,também é analgésica e anticonvulsiva. Ajudaa organizar os pensamentos, e se for passada nas têmporas alivia dores decabeça como enxaquecas e sinusite e dores musculares.
Laranja: Sim, vamos falar da velha e conhecida laranja, fonte devitamina C. Descubra como o óleo essencial dessa fruta pode ser usado paraalterar os humores e baixar a pressão arterial.
Limão: Eles sãousados em todos os tipos de receitas, desde molhos para saladas até limonada. Tempropriedades refrescantes e estimulante. É usado para problemas circulatórios,hipertensão, acne, dor de garganta, tosses e outras infecções.
Melaleuca Ou Tea Tree: analgésica,anti-séptica, antibacteriana, antiespasmódica, antitérmica, carminativa,estimulante, expectorante, inseticida, tônica. Também pode ser usado paratratar de bactérias, fungos e vírus e estimular o sistema imunológico
Manjericão: Estimulante,refrescante, tem ação anti-séptica e antidepressiva.

Manjerona: Aquece efortifica. Sua ação analgésica e sedativa indica seu uso para relaxamento de juntas rígidas, espasmos musculares edores de cabeça como enxaquecas e cólicas. Tem também ação digestiva e é usado inclusive no tratamento deequimoses.
Mirra: Tem sido usadadesde a antiguidade como incenso em cerimônias religiosas. É refrescante,tonificante, adstringente e estimulante pulmonar. Também pode ser usado paratratar pele irritada, rachada ou envelhecida.
Néroli: Não deve ser um nome muito conhecido, mas seu óleo essencial éusado em muitos perfumes e produtos de beleza. Aprenda como o néroli melhora acirculação e a saúde da pele.
Olíbano: A maioria de nós o conhece como incenso. O óleo essencial é usadopara tratar infecções e problemas de pele.
Patchuli Ou Vetiver: Muito associado aos hippies, o óleo de patchuli há muito tempo é usadocomo perfume. Tem ação relaxante, antidepressiva, afrodisíaca, cicatrizante,desodorante, sedativa e tônica. Também pode ser usado como rejuvenescedor decélulas e tratamento antifungicida. Indicado também para pele seca.
Pimenta Cinza: Estimulante. Usado em problemas digestivos, resfriados e diarréia.
Pinho: É uma árvore mais conhecida como a árvore de Natal. O aromaagradável do óleo essencial dessas árvores pode aliviar dores musculares ereumáticas.

Rosa: O aroma dasrosas tem sido celebrado por séculos e é normalmente associado ao romance e aocasiões especiais. Ele acalma, tem ação antidepressiva, adstringente,afrodisíaca, depurativa e sedativa, além de ser tônico cardíaco, estomacal ehepático. Também pode ser usado para tratar ferimentos, queimaduras e váriosoutros problemas de pele
Sálvia Esclaréia: Dizia-se que esse óleo essencial tratava de váriasenfermidades, mas é mais comum para aliviar tensão muscular e nervosa.
Sândalo: O óleo essencial do sândalo é derivado da árvore com o mesmonome. Muito usado em rituais de purificação e meditação. Tem efeito relaxante,sendo por isso indicado para ansiedade, medo, repressão ou apatia sexual, ecomo antidepressivo. Pode ser usado como adstringente, expectorante e sedativo,e, também para tratar infecções e conter inflamações.
Tomilho: O tomilho é geralmente associado à culinária, mas também possuiaplicações aromaterapêuticas. Entenda como esse óleo essencial pode ser usadopara combater infecções.
Ylang Ylang: A planta ylangylang é originalmente cultivada nas Filipinas, mas logo se tornou conhecida nomundo todo em razão de seu aroma característico e de sua beleza. Entenda como oóleo essencial dessa planta é usado para relaxar o corpo e a mente.

Clique aqui para ver a matéria Receitas Com O Uso De Óleos Essenciais 1


Esperoque esta matéria tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas.

Temalgum comentário a fazer? Gostou desta matéria, escreva pra gente contando oque você achou!!!!!

Deixe seu comentário com sugestão de matérias que você gostaria de ler aqui.
Atéa próxima

Equipe Técnica Sabão e Glicerina


Nenhum comentário: